A Administração de Informação de Energia (AIE) elevou nesta terça-feira sua estimativa para a demanda mundial de petróleo no final de 2009 e no ano que vem, à medida que as economias da China e de outros países asiáticos começam a melhorar.
Em sua nova previsão mensal, a agência disse que espera um aumento de 410 mil barris por dia no quarto trimestre de 2009 ante o mesmo período do ano anterior. Sua projeção anterior apontava um avanço de apenas 240 mil barris por dia para o período.
[SAIBAMAIS]A demanda mundial de petróleo ainda deve cair em todo o ano de 2009 para 83,67 milhões de barris por dia, contra 85,46 milhões de barris em 2008.
A AIE estima que o consumo mundial de petróleo vai mostrar uma recuperação em 2010, aumentando em 1,1 milhão de barris por dia comparado com 2009. No último mês, a agência já havia projetado um crescimento de 910 mil barris por dia.
"O crescimento sustentável da economia na China e sinais de progresso em outros países da Ásia continuam alimentando expectativas de uma recuperação global do consumo mundial de petróleo", disse a AIE.
A demanda chinesa por petróleo foi revisada para 8,17 milhões de barris por dia em 2009, contra estimativa anterior de 8,08 milhões de barris por dia.
O acelerado crescimento econômico da China foi um dos principais fatores que contribuíram para um rali do petróleo que conduziu os preços para quase 150 dólares o barril no último ano.
Nos Estados Unidos, o maior consumidor de petróleo do mundo, a demanda deve cair 330 mil barris por dia no quarto trimestre ante o ano anterior.
Já o consumo norte-americano de petróleo em 2010 foi revisado para cima, com a AIE esperando um aumento de 320 mil barris por dia na demanda comparado com 2009.
Do lado da oferta, a AIE aumentou seu prognóstico para a produção da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) no próximo ano para 29,19 milhões de barris por dia, contra estimativa anterior de 28,89 milhões de barris por dia.
"Os estoques de petróleo continuam elevados e a AIE espera que a produção pela Opep aumente também", disse a agência.
A AIE também elevou sua previsão para a produção de petróleo em 2010 de países que não pertencem à Opep para 50,26 milhões de barris por dia, contra estimativa anterior de 50,19 milhões de barris por dia.