Trabalhadores em greve de uma fábrica do grupo americano Dow Chemical no centro da França, que produz adesivos especiais para veículos e embalagens e que fechará as portas em 2010, retêm nesta terça-feira (6/10) o diretor da empresa.
O diretor da fábrica Rohm and Hass de Semoy está sequestrado desde a tarde de segunda-feira, afirmou Christian Herpin, representante de um dos principais sindicatos franceses, a CFDT.
"Vinte trabalhadores permaneceram no local toda a noite. Tudo transcorreu de maneira calma. Outros trabalhadores chegaram na parte da manhã para assumir os postos", completou.
"Estamos em greve e a fábrica está fechada. O diretor pode sair do escritório e ir aonde quiser, mas não sair do perímetro da usina", declarou Martine Filippini, secretária do comitê de empresa.
"Protestamos contra o fechamento da fábrica, sobretudo depois que os especialistas mostraram que é rentável", acrescentou.
O local tem 97 funcionários e o fechamento está previsto para o fim de 2010.
O grupo americano, que se declarou disposto a ter uma reunião com os representantes dos trabalhadores, anunciou o fechamento da fábrica de Semoy dentrode uma reestruturação das atividades na França.
O sequestro de diretores de empresas que anunciam planos de demissões, sobretudo no setor automotivo, se transformou nos últimos meses em uma nova medida de pressão dos trabalhadores franceses.