Jornal Correio Braziliense

Economia

Programa Recife Mais revela metas do turismo até 2013

Utilização de mídias digitais, lançamento de um mapa virtual e promoção dos roteiros turísticos do Recife. Estas são algumas das ações que serão implantadas pela secretaria municipal de turismo para o qüinqüênio 2009/2013. Batizado de Recife Mais, o Plano de Aceleração da Competitividade Turística tem orçamento previsto de R$ 480 milhões e tem suas linhas de ação baseadas na competitividade, desempenho e consolidamento do Recife como destino turístico de qualidade para os mercados exteriores. Um das novidades do Recife Mais é a junção de outros dois projetos que garantiram mais visibilidade à cidade. O Fuçador e Turismo na Comunidade se uniram, dando lugar ao Fuçador na Comunidade. A idéia é identificar e evidenciar as potencialidades de diversas comunidades recifenses. Os trabalhos ainda vão receber apoio técnico e financeiro das iniciativas privada e municipal para a implantação. [SAIBAMAIS]O Plano de Aceleração da Competitividade foi elaborado com base em um estudo realizado em 2008 pelo Ministério do Turismo e Fundação Getúlio Vargas e vai servir para nortear ações que incluem a Copa de 2014, na qual o Recife participa como uma das subsedes. Segundo o levantamento, a cidade apresentou altos índices no comparativo com outros municípios do Brasil. Itens como capacidade empresarial ( que obteve média de 90,9), infra-estrutura geral (77,5) e aspectos culturais (77,7) fazem da cidade um dos principais destinos escolhidos pelos turistas. A pesquisa apontou também que o Recife é o 3º pólo gastronômico do Brasil e 1º do Nordeste. É também o 2º pólo médico do Brasil e o 1º do Nordeste. Seguindo a mesma corrente, o Recife teve a segunda maior movimentação no Aeroporto Internacional dos Guararapes - Gilberto Freyre, registrando aproximadamente três milhões de passageiros no período de janeiro a julho de 2009. Das capitais nordestinas, o Recife obteve o primeiro lugar na média de ocupação hoteleira, entre os anos de 2002 e 2008. A atividade hoteleira, portanto, é um dos grandes filões do Recife Mais. A previsão é da criação de 29 mil apartamentos, com 80 mil leitos, um segmento que vai empregar cerca de 15 mil novos funcionários e capacitar outros 30 mil que já estão inseridos no mercado de trabalho. "Por isso vamos continuar investindo em áreas cruciais como segurança e sinalização. Até o final da nossa gestão, vamos ter recebido aproximadamente R$ 5 milhões para investir em sinalização turística", detalhou o secretário municipal de turismo, Samuel Oliveira. O Recife Mais também está de olho no turismo interno. Por isso criou o Recife Praticante, uma outra ação, desta vez voltada para o morador da cidade, que o estimula a conhecer a capital pernambucana. "A nossa opinião é que a cidade só será boa para o turista, se primeiramente for boa para o morador", defende o secretário, ao revelar que todas as ações virão acompanhadas de pesquisas para identificar os perfis dos turistas no carnaval, em viagens de negócios e o impacto do turismo na economia local. O presidente do Sindicato dos Guias Turísticos de Pernambuco, Marcos Aquino comemorou o lançamento do projeto "Há cinco anos, a gente só levava os turistas para as praias, hoje temos um roteiro diversificado para oferecer. Os projetos de passar mais um dia na cidade e percorrer um roteiro à pé, trouxeram resultados positivos. Comemorou a rede hoteleira e os guias", disse. O Plano de Aceleração da Competitividade Turística Recife Mais foi lançado nesta terça-feira (29/9), durante coletiva promovida pela Prefeitura do Recife em Boa Viagem.