O Banco Central (BC) informou nesta terça-feira (29/9) que passará a determinar prazos diferenciados para liquidação (pagamento) de operações de oferta pública de ações, com abertura de capital, que ocorram simultaneamente no Brasil e em outros países.
[SAIBAMAIS]As ofertas públicas servem para as empresas aumentarem capital e capacidade de investimento. É o caso do Banco Santander que fará esse tipo de operação, com lançamento no Brasil e na Bolsa de Nova Iorque. A ideia é que a liquidação possa correr simultaneamente na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) e nos Estados Unidos.
Segundo o Banco Central, se as operações não fossem feitas de forma simultânea, poderia haver problemas de arbitragem, porque haveria diferenças nos prazos de liquidação. De acordo com comunicado do BC, a liquidação poderá ser feita em quatro dias úteis após a negociação.
A medida também possibilitará que as ações compradas do Santander possam ser vendidas para outros interessados (mercado secundário) no mesmo dia.
Conforme comunicado do BC, para cada caso de operações como essa, será definida a necessidade de adequação dos prazos de liquidação. A mudança foi proposta pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).