Jornal Correio Braziliense

Economia

Desigualdade no Brasil diminui a cada ano, revela Ipea

De acordo com dados divulgados pelo Insituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) na manhã desta quinta-feira (24/9), o Brasil diminui a cada ano a desigualdade. A renda do trabalho é o principal responsável por este movimento. Os pesquisadores do Ipea, porém, destacaram a importância dos programas de transferência de renda, que têm sido expressivos no orçamento das famílias pobres brasileiras. Ainda existem cidades no interior do país cuja principal renda vem de aposentadorias, pensões e do bolsa-família. O comércio e a indústria nesses locais são praticamente inexistentes.

[SAIBAMAIS]A desigualdade no país tem diminuído continuamente no país. Desde 1997, o coeficiente de Gini (índice que mede a desigualdade baseada na renda domiciliar per capita) caiu 5,7 pontos percentuais. Enquanto isso, a renda domiciliar do brasileiro tem aumentado. Passou de R$ 563 em 2007 para R$ 591 em 2008. Um incremento de 5,1% em um ano. "A renda dos mais pobres cresceu 5 vezes mais rápido do que a dos mais ricos. Em 20 anos, essa renda vai toprnar o Brasil um país menos desigual, ao menos no nível do Uruguai", disse Ricardo Barros, pesquisador do Ipea.

Os dados são resultado de análise feita na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) relativa ao ano de 2008, divulgada na semana passada.