Durante a abertura do seminário Pré-sal e o futuro do Brasil, a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, afirmou que o país está melhor posicionado que todos os grandes produtores de petróleo do mundo. O óleo brasileiro seria a melhor opção para os principais consumidores do planeta. "Nós somos diferenciados porque somos um país democrático, estável e dominamos a tecnologia de exploração", disse a ministra.
Segundo Dilma, a demanda por petróleo vai aumentar bastante nas próximas décadas e o Brasil teria totais condições, a partir do Pré-sal, de concorrer com Iraque, Emirados Árabes e outros grandes produtores. A descoberta do Pré-sal estaria entre as 10 maiores do mundo.
[SAIBAMAIS]"Por si só, o Pré-sal não assegura nada, é uma riqueza natural. É necessária vontade política dos homens. É preciso passar diretrizes políticas para transformar essa riqueza natural em riqueza social e ambiental", destacou a ministra ao explicar como os recursos do fundo devem ser usados e defender a separação do Fundo Social do Soberano.