Com o consumidor mais confiante, a recuperação do emprego e a melhora na concessão de crédito, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) calcula que o Dia das Crianças aumentem as vendas entre 6% e 8% na comparação com 2008. De acordo com o presidente da instituição, Roque Pellizzaro Júnior, o valor médio dos produtos vai se manter em torno de R$ 120, mas haverá uma quantidade maior de consumidores. "Com as medidas sociais do governo, as classes C, D e E, que tinham demanda reprimida, vão elevar de forma significativa o consumo", afirmou Pellizzaro.
Na mesma linha da confederação, a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) também prevê alta, mas na avaliação deles ficará em torno de 5% para os lojistas de shopping. Na estimativa da entidade, o tíquete médio ficará entre R$ 70 e R$ 100. Os principais itens demadnados serão os bonecos e bonecas. A Alshop avalia ainda que os cinemas serão grandes atrativos para os consumidores.