O Brasil deve fechar o ano com o Produto Interno Bruto (PIB, soma de todas as riquezas do país) próximo de zero. Ainda assim, o brasileiro está fazendo mais viagens de passeio. O ano de 2009 será recorde para o turísmo interno. A projeção é de que 52 milhões de desembarques domésticos ocorram até dezembro. O recorde anterior era de 2007, com 50 milhões.
[SAIBAMAIS]Os principais destinos procurados são os de sol e praia, com destaque para o Nordeste. Na avaliação do Ministro do Turismo, Luiz Barretto, as oscilações do dólar e o medo da gripe H1N1 colaboraram para o bom desempenho interno. "Além disso houve uma política de crédito. As próprias agências de viagens facilitaram as condições de pagamento", avalia Barretto.
"Os brasileiros estão aproveitando como nunca as oportunidades para conhecer os roteiros das cinco regiões brasileiras. Isso mostra que temos de continuar realizando um planejamento rigoroso na estruturação dos destinos nacionais e que podemos projetar com otimismo o futuro das atividades turísticas", completa.