Os ministros da Organização Mundial do Comércio (OMC) reunidos em Nova Délhi buscarão os meios para concluir a Rodada de Doha sobre a liberalização do comércio em 2010, afirmou o diretor geral da OMC, Pascal Lamy.
[SAIBAMAIS]Quase 30 representantes - entre eles os cinco principais atores da OMC (União Europeia, Estados Unidos, China, Índia e Brasil) - estão reunidos na capital indiana para discussões informais.
"Os ministros da OMC terão a possibilidade de buscar os meios para concluir o ciclo de Doha em 2010", declarou Lamy. "A reunião pode ser um verdadeiro começo do fim das discussões", completou.
Iniciada no fim de 2001 em um encontro na capital do Qatar, as negociações sobre a liberalização do comércio internacional, chamada de Rodada de Doha, esbarram nas divergências entre os países desenvolvidos e as nações em desenvolvimento sobre os temas agrícolas e industriais.
Os 153 países membros da OMC devem aceitar por unanimidade um acordo que tem como objetivo reduzir os valores dos subsídios agrícolas e das taxas de importação.