O ministro alemão das Finanças, Peer Steinbrück, pediu nesta segunda-feira (31/08) ao G20 que cobre dos mercados financeiros uma parte do custo da crise econômica internacional.
[SAIBAMAIS]"Quero discutir com vocês a maneira como podemos pedir, de maneira coordenada e em escala internacional, uma forte contribuição dos mercados financeiros ao financiamento dos imensos custos da crise", afirma Steinbrück na carta dirigida aos colegas do G20 por ocasião da preparação da reunião ministerial do grupo nos dias 4 e 5 de setembro em Londres.
O G20 realizará uma reunião de cúpula de chefes de Estado e de Governo em Pittsburgh (EUA), no fim de setembro.
Na carta, Steinbrück aborda o tema predileto da Alemanha: a necessidade de coordenar o abandono do que Berlim chama de "estratégias de saída", ou seja, as políticas de estímulo orçamentário adotadas para combater a crise.
"Temos que acordar princípios comuns de saída para evitar distorções de competência a nível internacional", opina o ministro alemão, antes de reconhecer no entanto a necessidade de levar em consideração as particularidades de cada país.
A Alemanha, que deseja atenuar rapidamente os déficits orçamentários, uma consequência dos planos de estímulo econômico, teme ser prejudicada se outros países importantes prosseguirem com o auxílio a suas economias.