1 ; Um levantamento entre leitores revelou que: 37% leem a revista X, 42% leem a revista Y e 18% leem as duas revistas, X e Y. A porcentagem dos leitores entrevistados que não leem a revista X nem a revista Y é:
A) 39%
B) 40%
C) 41%
D) 42%
E) 43%
2 ; Em sua viagem, João percorreu 1/3 do percurso total até a sua primeira parada. Depois, percorreu 1/4 do que restava, até realizar sua segunda e última parada. Na etapa final, ele percorreu 96km. O percurso total, em quilômetros, vale:
A) 120
B) 128
C) 144
D) 168
E) 192
3 ; Pedro distribuiu 5 balas para cada amigo que o acompanhava e, assim, sobraram 17 balas. Se ele quisesse distribuir 8 balas para cada um dos amigos, então faltariam 16 balas. Pedro tinha um total de balas igual a:
A) 70
B) 71
C) 72
D) 73
E) 74
4 ; A afirmação: "se a onça é pintada e o urso é pardo, então o macaco é preto" é logicamente equivalente a:
A) Se o macaco é preto, então a onça não é pintada e ou o urso não é pardo.
B) Se o macaco não é preto, então a onça não é pintada e o urso não é pardo.
C) Se o macaco não é preto, então a onça não é pintada ou o urso não é pardo.
D) Se o macaco não é preto, então a onça é pintada ou o urso não é pardo.
E) Se o macaco não é preto, então a onça não é pintada ou o urso é pardo.
5 ; Um conhecido problema afirma que o produto das idades de três irmãos é 36 e a soma das idades é um valor que possibilita mais de uma solução para a determinação das idades deles. Essa soma é:
A) 9
B) 12
C) 13
D) 15
E) 16
LÍNGUA PORTUGUESA
Leia, atentamente, o seguinte fragmento de conferência do importante intelectual italiano Umberto Eco, proferida na Universidade de Colúmbia (EUA), para comemorar o quinquagésimo aniversário da Liberação da Europa.
"(...) Em 1942, quando tinha dez anos, recebi o Primeiro Prêmio Provincial do Ludi Juvenile (uma competição voluntário-compulsória para jovens fascistas italianos, isto é, para todos os jovens italianos). Eu discorrera com destreza retórica sobre o tema "Deveríamos morrer pela glória de Mussolini e pelo destino imortal da Itália?"Minha resposta foi afirmativa. Eu era uma criança esperta.
Até que, em 1943, descobri o sentido da palavra Liberdade. Permitam-me contar essa história no final da minha fala. Liberdade não significava Liberação.
Passei dois anos da minha infância entre soldados da SS, fascistas e comunistas atirando uns nos outros, e aprendi como me esquivar das balas (...)
Em abril de 1945, a Resistência ocupou Milão. Dois dias mais tarde, chegaram ao vilarejo onde eu vivia por então. Foi um momento de alegria. A praça central estava tomada de gente cantando e agitando bandeiras, clamando por Mimo, o líder guerrilheiro da região. Mimo apareceu no balcão da Prefeitura, apoiado em sua bengala, pálido, e com uma das mãos tentava acalmar a multidão.
Eu estava ansioso por ouvir seu discurso, já que toda a minha infância tinha sido marcada pelos discursos históricos de Mussolini ; cujas passagens mais memoráveis tínhamos que decorar na escola Silêncio. Mimo falava numa voz rouca, quase inaudível. Ele disse: "Cidadãos, amigos. Depois de tantos sacrifícios dolorosos... aqui estamos. Glória aos que tombaram pela liberdade".
E foi só. Ele entrou no edifício. A multidão gritava, os guerrilheiros levantavam suas armas e disparavam rajadas festivas. Nós garotos corríamos para juntar as cápsulas, itens preciosos numa coleção, mas eu também havia aprendido que liberdade de palavra significa libertação de retórica (...)"
(Tradução de Samuel Titan Jr. Transcrito do suplemento mais! Folha de São Paulo)
6 ; (Funrio ; Assistente Educacional ; 2008) O principal objetivo comunicativo desse trecho é:
A) narrar episódios da infância do autor.
B) relatar a participação da Resistência na luta contra os fascistas pela liberação da Itália.
C) relatar a descoberta pelo autor do valor da liberdade de expressão.
D) transcrever o discurso do líder guerrilheiro Mimo.
E) representar a importância da retórica na cultura italiana.
7; (Funrio ; Assistente Educacional ; 2008) A "competição voluntário-compulsória" a que o autor se refere, pode ser melhor definida como:
A) uma competição na quais todos participavam por vontade própria.
B) uma participação na qual todos participavam por obrigação.
C) uma competição na qual a participação era automática.
D) uma competição em que se valorizava a força de vontade dos participantes.
E) uma competição na qual a participação obrigatória se apresentava na forma livre de opção.
8 ; (Funrio ; Assistente Educacional ; 2008) Discorrer com destreza é o mesmo que discorrer:
A) com certeza.
B) com entusiasmo.
C) com patriotismo.
D) com habilidade.
E) com clareza.
9 ; (Funrio ; Assistente Educacional ; 2008) Ao fim do primeiro parágrafo do texto, ocorre os seguintes dois períodos: "Minha resposta foi afirmativa. Eu era uma criança esperta (...)". A relação do segundo período com o primeiro é de:
A) conseqüência.
B) causa.
C) explicação.
D) finalidade.
E) modo.
10 ; (Funrio ; Assistente Educacional ; 2008) A expressão verbal tinha sido marcada, usada no primeiro período do quinto parágrafo do texto, designa:
A) o tempo passado em relação ao momento em que o autor profere a palestra.
B) o tempo passado em relação ao momento em que Mimo vai discursar.
C) o tempo passado em relação ao momento de liberação da Itália.
D) o tempo passado em relação às lembranças de infância do autor .
E) o tempo passado em relação ao momento da chegada dos guerrilheiros ao vilarejo.
Gabarito
1 ; A
2 ; E
3 ; C
4 ; C
5 ; C
6 ; C
7 ; E
8- D
9 ; B
10 ; B