Jornal Correio Braziliense

Economia

Concurso: prova da Seplan será amanhã

Os 2.789 candidatos disputam 25 vagas com remuneração de R$ 7.339

Os 2.789 candidatos à carreira de planejamento e orçamento do Distrito Federal farão prova neste domingo e cada uma das 25 vagas será disputada por 111,56 candidatos que buscam assegurar o salário de R$ 7.339,78. A maioria fará prova no colégio Sigma (912 sul) e os que pediram atendimento especial deverão se dirigir à sede da Fundação Universa (609 sul). Os locais e as salas onde ocorrerão as provas podem ser conferidos no site www.universa.org.br.

A partir do fechamento dos portões, às 14h, começará a contar o prazo de cinco horas para os candidatos responderem a 40 questões de conhecimentos gerais (português, inglês, raciocínio lógico, atualidades, administração pública, legislação ao servidores do DF, direito constitucional, direito administrativo e contabilidade geral) e 40 perguntas de conhecimentos específicos de cada cargo. Cada questão possuirá cinco alternativas e apenas uma estará certa.

Na parte escrita, haverá uma questão descritiva ou dissertativa com resposta em, no mínimo, 25 linhas e, no máximo, em 50 linhas. Somente terão as redações corrigidas os candidatos que acertarem mais de 20 questões de cada grupo de conhecimento.

Os candidatos que passarem por esse funil terão os títulos avaliados ; fase que tem caráter classificatório ; e serão encaminhados para o curso de formação. Essa etapa será feita em Brasília e terá 120 horas. Serão convocados pelo menos 10 candidatos de cada área e os matriculados precisarão ter aproveitamento de 60% para serem aprovados. Das oportunidades dispostas no edital de abertura, duas são para tecnologia da informação, o que exige graduação específica. Para as demais vagas de planejamento e orçamento, a exigência é nível superior completo em qualquer área do conhecimento.

Os aprovados nessa carreira e na de finanças e controle ; que fizeram prova na semana passada ; serão divididos entre a Subsecretaria do Tesouro da Secretaria de Fazenda, Controladoria da Secretaria da Ordem Pública e Social, Corregedoria-Geral do Distrito Federal e Subsecretaria de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Distrito Federal.