Jornal Correio Braziliense

Economia

Com jeitão esportivo, sedã Jetta se destaca pela boa média de consumo

Só de ver o sedã Jetta nas ruas, já dá para tirar uma conclusão, até certo ponto óbvia. O carro da Volkswagen chama, e muito, atenção. Mas, para não esquecê-lo mesmo, tem que dar uma volta. Principalmente a versão topo de linha (R$ 96.345), que conquista nos itens de conforto e segurança. Mas o principal chamariz é o motor 2.5, com 20 válvulas e cinco cilindros. [SAIBAMAIS]Com essa configuração, o Jetta alcança 170 cavalos (a 5 mil rpm), bem distribuídos pelo câmbio automático Triptronic de seis marchas - mais que boa parte dos concorrentes, que costuma ter quatro ou cinco velocidades. O número maior ajuda a economizar no consumo, próximo a 12km/l na estrada, e também numa troca mais suave e ágil das marchas. O câmbio ainda traz o botão esporte, que aumenta a rotação e ajuda em ultrapassagens e retomadas mais rápidas. Mas, mesmo com a função desativada, o desempenho do carro é bom. Pisadas um pouco mais fundas no acelerador resultam em uma redução na marcha para aumentar o torque. E os freios, com ABS, garantem tranquilidade em freadas bruscas. Tudo isso, combinado com o piloto automático, pode tornar uma viagem longa menos cansativa, sem que seja necessário usar o acelerador - e por um bom tempo -, já que o carro recupera a velocidade escolhida sozinho, em subidas, e, depois, aciona o freio para mantê-la, na hora de descer. Os itens de conforto também ajudam na vida a bordo. O banco de couro tem regulagem de temperatura, altura e também ajuste lombar. O acerto da suspensão ajuda, e muito, para viagens mais confortáveis e seguras. Pouco comum em sedãs, que geralmente privilegiam o bem-estar dos passageiros. O Jetta se destaca pela estabilidade. O carro não se "perde", mesmo em curvas um pouco mais fechadas. E também dá a firmeza necessária para desviar rapidamente de obstáculos inesperados, como animais ou buracos na pista. Tecnologia O computador de bordo, um tanto complicado para mexer, traz uma infinidade de ajustes, como a composição das luzes quando o carro é ligado ou desligado, das travas das portas e da abertura dos vidros. O sistema também informa consumo, autonomia, tempo e distância de viagem, além de dar acesso às opções do som, que tem capacidade para seis CDs, mas falha em não trazer conexão USB ou para cartões SD. O carro é cheio de surpresas para quem viaja no banco de trás. Com saída de ar-condicionado própria e tomada 12V no porta-malas (que tem capacidade para 538 litros), ainda traz encosto de braço, que vem com porta-trecos e libera dois porta-copos. O Jetta também vem com três encostos de cabeça atrás e cinto de três pontos para todos os ocupantes. Outros itens tornam o carro mais seguro, como o airbag frontal, lateral e de cortina. Assim como o bom gosto dos bancos de couro na cor creme, o interior traz tons claros também nos carpetes e no teto. Além do painel, que divide espaço, separado por uma linha metalizada, com plástico escuro de boa qualidade e caprichado. O prateado só aparece nos detalhes, como no contorno do câmbio e no volante.