Jornal Correio Braziliense

Economia

Prova do concurso da Seplag é amanhã

São 75 vagas de analista com salário inicial de R$ 7.339,78. Portões fecham às 14h

Os 3.213 inscritos no concurso da carreira de finanças e controle da Secretaria de Planejamento e Gestão do Distrito Federal (Seplag) estão convocados para fazer as provas objetivas e discursivas amanhã. São 75 vagas de analista (nível superior) e remuneração inicial de R$ 7.339,78. Com esse recrutamento, o órgão quer reforçar áreas estratégicas. A carreira é considerada uma das mais especializadas dentro do quadro de pessoal do GDF e a seleção pública, uma das mais disputadas.

Os analistas de finanças e controle puderam escolher entre as áreas de administração financeira e contábil (24 vagas), correição (três), auditoria e fiscalização ; controle interno (27), auditoria e fiscalização ; obras (oito), auditoria e fiscalização ; saúde (três), auditoria e fiscalização ; tecnologia da informação (quatro), tecnologia da informação ; desenvolvimento de sistemas (seis).

Amanhã os portões fecham às 14h. A organizadora Fundação Universa recomenda que os candidatos cheguem aos locais de prova com uma hora de antecedência, munidos de comprovante de inscrição ; que podem ser impressos a partir do www.universa.org.br ; , documento de identificação com foto e caneta esferográfica de material transparente.

Todos terão cinco horas para responder a 40 questões de conhecimentos gerais (português, inglês, raciocínio lógico, atualidades, administração pública, legislação aos servidores do DF, direito constitucional, direito administrativo e contabilidade geral) e 40 perguntas de conhecimentos específicos. Cada questão terá cinco alternativas e só uma estará certa.

A avaliação escrita será uma redação descritiva ou dissertativa com no mínimo 25 linhas e, no máximo, 50 linhas. Só terão as redações corrigidas aqueles candidatos que acertarem mais de 20 questões de cada grupo de conhecimento. A organizadora vai separar cinco vezes o número de vagas para cada uma das áreas.

Quem passa por esse funil terá os títulos avaliados e seguirá para o curso de formação, de caráter eliminatório e classificatório. Essa etapa será feita em Brasília e terá 120 horas. Serão convocados pelo menos 10 candidatos de cada área e os matriculados precisam ter aproveitamento de 60% para serem aprovados.

A Seplag-DF tenta atrair profissionais cada vez mais especializados. O órgão, responsável por desenvolver projetos com efeitos transversais voltados à melhoria da gestão pública, tem como uma de suas metas melhorar a qualidade do atendimento nas áreas de educação, saúde e transporte. Adotando estratégias modernas de gerenciamento, tem sido possível medir e acompanhar uma série de resultados.

Outro edital
Os 2.789 candidatos da carreira de planejamento e orçamento terão uma semana para terminar a preparação, já que as provas estão marcadas para a próxima semana. Dos 25 aprovados desse edital, dois vão trabalhar com tecnologia da informação. Exceto a área de tecnologia da informação, que exige graduação em um dos cursos para informática, todos os cargos têm como pré-requisito o diploma, independentemente da graduação.

Esses concurseiros vão passar por questões das mesmas disciplinas que aqueles que concorrem à carreira de finanças e controle. A redação, que também será aplicada na tarde de 23 de agosto, será dissertativa ou descritiva.

Os aprovados desses dois concursos serão divididos entre a Subsecretaria do Tesouro da Secretaria de Fazenda, na Controladoria da Secretaria da Ordem Pública e Social, Corregedoria-Geral do Distrito Federal e na Subsecretaria de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Distrito Federal.

; Dicas para a véspera e para o dia da prova

- Verifique o local da prova com antecedência, calcule o tempo gasto no trajeto

- Evite atividades estressantes e que exijam muito do físico ou emocional

- Revise usando resumos e fichamento das matérias. Não estude matérias novas para não confundir com o restante do conteúdo

- Durma bem na véspera da prova e faça refeições leves

- Separe os objetos e documentos que deve levar para a prova: caneta preta com tubo transparente, documento de identificação

- Evite alimentos que tenham açúcar, como o chocolate, pois provoca sonolência

- Não vá para a prova sem se alimentar. Fome, frio, calor são questões que tiram a atenção da prova e provocam desconforto