O CPI (Índice de Preços ao Consumidor, na sigla em inglês) nos Estados Unidos acumulou nos 12 meses até julho uma queda de 2,1% - maior declínio anualizado desde o recuo semelhante registrado em janeiro de 1950. Na comparação com junho, os preços ficaram estáveis, após alta de 0,7% em junho. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (14/08) pelo Departamento do Trabalho.
[SAIBAMAIS]O dado reflete a queda nos preços da energia, que tiveram forte retração: depois da alta de 7,4% em junho, o indicador registrou queda de 0,4%. No acumulado dos 12 meses até julho, o indicador registra queda de 28,1%. No acumulado do trimestre, no entanto, os preços tiveram alta de 32,5%.
O CPI e o núcleo em julho na comparação com o mês anterior ficaram em linha com o esperado pelos analistas.
No trimestre encerrado em julho, o CPI registra alta de 3,4% (taxa anualizada). O indicador já havia ficado estável em abril deste ano, depois de registrar deflação de 0,1% em março.
O núcleo do indicador - que exclui os preços de alimentos e energia - tiveram ligeira variação positiva de 0,1%, abaixo do 0,2% visto um mês antes. No trimestre até julho, o indicador registra alta de 1,7% (dado anualizado), e no acumulado de 12 meses, tem alta de 1,5%.
Os preços dos alimentos, de estabilidade em junho, passaram a uma alta de 0,3% no mês passado.