Jornal Correio Braziliense

Economia

Brasil ainda está longe de superar a crise, diz Ipea

Na manhã de hoje, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou estudo que afirma que o Brasil ainda está longe de superar os efeitos da crise, apesar de enfrentá-la em condições de maior segurança. O mesmo estudo afirma que o país tem as piores perspectivastuação dentre os Brics, mas estaria em situação privilegiada na área externa em função da retomada dos investimentos estrangeiros.

Os principais indicadores que confirmariam que o país ainda não saiu da crise são os de demanda. O primeiro trimestre de 2009 frente o primeiro de 2008 apresentou recuo no consumo das famílias de 0,8 ponto percentual. Até o consumo do governo teria caído. A diferença entre os dois períodos seria de 3,6 ponto percentual para baixo.

Em comparação com o resto do mundo, o estudo afirma que a bandeira verde amarela tem projeções piores que outros países. "No âmbito dos Brics, o Brasil continua sendo o país com menores taxas de crescimento e cujas perspectivas são mais indefinidas que aquelas para a China ou a Índia.", diz um trecho do estudo.