O Banco do Brasil vai continuar oferecendo mais crédito e com taxas de juros mais baixas para aumentar o seu espaço no mercado bancário, de acordo com o ministro Guido Mantega (Fazenda).
[SAIBAMAIS]As afirmações foram feitas nesta quinta-feira (13/08) após a divulgação do lucro do BB no primeiro semestre, que voltou a ocupar a posição de maior do país, à frente do Itaú Unibanco.
Segundo Mantega, o BB obteve esses resultados adotando uma "estratégia agressiva" de aumentar o volume de crédito e reduzir as taxas de juros em um momento de agravamento da crise econômica.
De acordo com o ministro, esse aumento do crédito se deu de forma responsável e sem aumento da inadimplência, que ficou abaixo da média do mercado bancário.
"Não há nenhuma irresponsabilidade sendo cometida. É uma lição para os bancos privados. Eles deveriam aprender que é melhor lucrar dando mais crédito do que aumentando as taxas de juros", afirmou Mantega.
De acordo com o ministro, essa estratégia será mantida. "É bom que eles [bancos privados] acordem, senão vão perder mais fatia de mercado. Temos aqui uma estratégia vencedora e continuaremos dentro dessa estratégia que deu bons resultados. Se eles não seguirem o exemplo, vão começar a comer poeira dos bancos públicos".