As Bolsas da Ásia fecharam em queda nesta quarta-feira (12/08), com as ações em Xangai despencando para o menor patamar em quatro semanas. O movimento foi gerado por realização de lucros antes de pronunciamento do Fed (Federal Reserve, o BC americano) sobre as perspectivas para a recuperação econômica dos Estados Unidos.
[SAIBAMAIS]A Bolsa de Xangai caiu 4,66%, para 3.112 pontos, em meio a preocupações sobre um possível aperto na liquidez do mercado após o forte declínio nos empréstimos bancários em julho.
O declínio do mercado de Xangai, causado por temores de que o avanço das ações chinesas excedeu a recuperação econômica, também ajudou o iene a se fortalecer frente ao dólar. O banco central da China informou ontem que os bancos ampliaram em 355,9 bilhões de yuans (US$ 52 bilhões) novos empréstimos na moeda local em julho, contra 1,53 trilhão de yuans em junho.
"O avanço no índice [da Bolsa de Xangai] excedeu muito a velocidade da recuperação econômica", disse o analista Cao Xuefeng, da Western Securities. "Os dados econômicos mistos de ontem e uma queda acentuada nos empréstimos bancários levantaram temores, enquanto a fraqueza dos mercados externos provocou vendas generalizadas." As perdas em Xangai pressionaram a Bolsa de Hong Kong, que retrocedeu 3,03% depois de alcançar o nível mais alto em 12 meses na sessão passada.
O indicador Nikkei, da Bolsa de Tóquio, fechou em baixa de 1,42%, com 10.435 pontos. As ações da Sharp Corp caíram após um terremoto obrigar a fornecedora Corning a reduzir pela metade a produção de painéis de cristal líquido em uma fábrica japonesa.
"Uma queda nas ações da China tende a puxar os papéis japoneses para baixo também. Investidores na Europa e nos Estados Unidos monitoram a China ao tomar decisões de investimento, com o mundo todo agora dependendo imensamente da economia chinesa", afirmou Kenichi Hirano, diretor de operações da Tachibana Securities.
A Bolsa de Seul (Coreia do Sul) caiu 0,88%, embora as ações da LG Display tenham apresentado oscilação positiva de 1 por cento. A Bolsa de Sydney (Austrália) ganhou 0,26%, impulsionada pelo Commonwealth Bank of Australia, com investidores otimistas em relação aos resultados do banco. A Bolsa de Taipé (Taiwan) caiu 0,15% e a de Cingapura recuou 1%.