As vendas de combustíveis no país ficaram praticamente estáveis no primeiro semestre deste ano, em comparação a igual período de 2008, apesar da crise financeira internacional. Dados divulgados nesta segunda-feira (10/89) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) indicam que, embora a expansão entre o primeiro semestre de 2008 e o primeiro semestre de 2009 tenha crescido apenas 0,3% (ao atingir 51,3 bilhões contra os 51,1 bilhões vendidos em igual período de 2008), o crescimento em relação ao primeiro semestre de 2007, quando foram consumidos 46,5 bilhões de litros, chegou a 10%.
[SAIBAMAIS]"A tendência é de que agora em 2009 nós consigamos fechar o ano com uma demanda positiva nas vendas de combustíveis, que já começam a se recuperar, depois de dois meses (janeiro e fevereiro) extremamente negativos. Prova disto é que o consumo de óleo diesel chegou a crescer 16,3% de fevereiro para março. Portanto, a julgar pelo comportamento de março a nossa perspectiva é de crescimento no consumo agora no fechamento de 2009", afirmou o diretor da ANP, Alan Kardec.
Para o superintendente de Abastecimento da ANP, Edson Silva, a estabilidade nas vendas no primeiro semestre está relacionada à manutenção dos preços dos derivados de petróleo e a queda no valor do álcool. "A manutenção e o equilíbrio dos preços dos combustíveis foi um fator determinante na manutenção do volume de venda dos principais produtos neste primeiro semestre, e com o álcool ficando ainda mais barato, o favorecimento foi ainda maior", disse.