A Previdência Social vai realizar uma nova rodada do Mutirão de Conciliação, de amanhã (10) a sábado (15), em Castanhal (PA), por meio da Procuradoria Federal Especializada junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O trabalho será realizado por analistas e técnicos do INSS, além de cinco juízes que devem fazer cerca de 30 audiências por dia, inclusive no sábado. A expectativa é de que mais de 900 ações sejam analisadas.
O objetivo do mutirão é tornar mais rápido e eficiente o serviço prestado aos segurados, além de desafogar o Judiciário. Com isso pretende-se agilizar os casos que envolvem a concessão de benefícios pelo instituto.
No mutirão realizado no fim de junho em Teresina (PI), foram analisados mais de 7, 3 mil processos, segundo balanço preliminar da Procuradoria. Desse total, foram firmados 4.392 acordos e 2.493 foram extintos ou julgados favoravelmente ao instituto.
Segundo o Ministério da Previdência, os acordos com o INSS devem resultar no pagamento de mais de R$ 13 milhões em benefícios previdenciários aos segurados.