Apenas cinco países, entre os principais consumidores de automóveis, conseguiram registrar aumento nas vendas apesar dos efeitos da crise econômica, segundo dados da Jato Dynamics.
[SAIBAMAIS]No ranking dos 19 principais mercados internos de automóveis e comerciais leves, somente China, Alemanha, Brasil, Índia e Turquia conseguem obter taxas de crescimento no primeiro semestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado.
A China, com 4,309 milhões de unidades emplacadas, a Alemanha (2,144 milhões), Brasil (1,393 milhão), Índia (918.813) e Turquia (272.171) foram os países que conseguiram salvar seus mercados internos, com taxas de crescimento de 24,3%, 22,6%, 4,2%, 1,9% e 3,7%, respectivamente.
Desse ranking, 14 países amargaram queda em seus mercados internos, como a Rússia, com redução em seu número de emplacamentos de 50%, seguido por Espanha (39,8%), México (37,8%), Estados Unidos (35,1%), Reino Unido (28,2%).
Segundo Luiz Carlos Augusto, diretor de vendas e marketing da Jato Dynamics, dos 19 países, dez mercados internos conseguiram, no primeiro semestre deste ano, recuperar vendas em relação ao segundo semestre de 2008, período em que se instalou a crise financeira internacional: China, Brasil, França, Itália, Reino Unido, Índia, Coreia do Sul, Bélgica, Turquia e Países Baixos.