Os mercados de ações asiáticos fecharam em baixa nesta quarta-feira (5/07). Depois do avanço nos últimos dias, os investidores aguardam a divulgação de mais balanços corporativos.
[SAIBAMAIS]A Bolsa de Tóquio fechou em baixa de 1,18%, com 10.252,53 pontos no índice Nikkei 225; a Bolsa de Xangai fechou em queda de 1,24%, com 3.428,50 pontos no índice Shanghai Composite; a Bolsa de Hong Kong teve queda de 1,45% no índice Hang Seng, que ficou com 20.494,77 pontos; e a Bolsa de Seul caiu 0,44%, para 1.559,47 pontos no índice Seoul Composite.
Os investidores asiáticos se animavam com os dados surpreendentemente fortes do mercado imobiliário dos Estados Unidos, mas uma queda acentuada na renda pessoal do país sugeriu que a recuperação da maior economia do mundo, principal mercado para as exportações da Ásia, pode ser lenta.
Na Bolsa de Tóquio, as ações da montadora Toyota enfrentaram realização de lucros, caindo 1,2%, após a empresa ter reduzido estimativa para o prejuízo anual, mas ter divulgado terceira perda trimestral consecutiva.
A concorrente Honda informou que o aumento das vendas deve devolver lucratividade à divisão automotiva da empresa no segundo semestre. As ações da montadora, entretanto, recuaram 1,3%.
"Os investidores necessitam agora de fatores imediatos; o foco da temporada de divulgação de resultados enfrentou instabilidade após a Toyota", disse Soichiro Monji, estrategista-cgefe da Daiwa SB Investments em Tóquio. "É difícil pensar que o índice Nikkei possa superar 10.500 pontos por algum tempo." Em Hong Kong e na China, as ações foram pressionadas pela notícias de que o governo chinês continuará a controlar a liquidez, mas a quarta maior companhia área da Ásia, Cathay Pacific, exibiu ganhos, enquanto voltou a apresentar lucro no primeiro semestre.