As Bolsas asiáticas fecharam em alta nesta sexta-feira (31/07), com a expectativa dos investidores de que o crescimento da região conduzirá a economia global para fora da recessão.
[SAIBAMAIS]A Bolsa de Tóquio fechou em alta de 1,89%, com 10.356,83 pontos no índice Nikkei 225; a Bolsa de Xangai fechou em alta de 2,72%, com 3.412,06 pontos no índice Shanghai Composite; a Bolsa de Hong Kong teve alta de 1,68% no índice Hang Seng, que ficou com 20.573,33 pontos; e a Bolsa de Seul subiu 1,47%, para 1.557,29 pontos no índice Seoul Composite.
Os papéis da Sony subiram 6,4% após a companhia ter anunciado um prejuízo menor que o esperado ontem. Já a Nintendo registrou perdas depois de ter dito que seu lucro trimestral diminuiu com a desaceleração da demanda pelo popular aparelho de video game Wii.
A Coreia do Sul ofereceu mais sinais de recuperação na Ásia, elevando o won (moeda local) para o maior patamar em nove meses e meio. A produção industrial do país subiu 5,7% em junho, ritmo mais do que duas vezes acima do esperado e o sexto aumento mensal consecutivo.
"Os resultados do período de abril a junho têm sido mais fortes que o previsto e tem havido um número satisfatório de revisões para cima de projeções. Tudo isso está melhorando a confiança e mantendo o mercado protegido", disse Yumi Nishimura, vice-gerente geral na seção de consultoria em investimentos da Daiwa Securities SMBC, em Tóquio.
Operadores do mercado aguardam dados sobre o desempenho da economia norte-americana no segundo trimestre, que serão divulgados hoje.
Alguns economistas acreditam que os números podem marcar o término da acentuada contração, conforme sinais apontam para uma retomada do crescimento na segunda metade do ano.
Os preços do petróleo ampliaram os ganhos junto com outras commodities, impulsionando as ações do setor de energia, como as da Sinopec.