O fabricante de produtos de higiene Colgate-Palmolive anunciou nesta quinta-feira (30/07) que teve lucro líquido de US$ 561,6 milhões, ou US$ 1,07 por ação - uma alta de 13,7% sobre o resultado do mesmo período do ano passado (US$ 493,8 milhões, ou US$ 0,92 por ação).
O resultado foi superior ao esperado pelos analistas do setor. A expectativa média, segundo pesquisa feita pela Reuters Estimatives, era de lucro por ação de US$ 1,05.
O bom desempenho foi obtido graças a um forte corte de custos, que foi maior do que as perdas causadas pela queda nas vendas e pelo impacto cambial negativo nos negócios.
A receita da multinacional americana foi de US$ 3,75 bilhões, com queda de 5,5% sobre o mesmo período do ano passado, atingido pela valorização do dólar ante outras moedas, o que reduz a receita obtida em outros países. O volume vendido teve uma queda um pouco menor, de 1,5%.
A Colgate foi beneficiada nos últimos meses com a retomada das compras dos produtos de higiene pelos americanos, que durante a fase mais aguda da crise reduziram bastante as compras.