As Bolsas asiáticas fecharam em alta nesta quinta-feira (30/07), após a volatilidade observada na véspera. As ações chinesas, que mais cedo operavam sem rumo claro, subiram depois que o banco central reiterou afrouxamento da política monetária.
[SAIBAMAIS]A Bolsa de Tóquio fechou em alta de 0,51%, com 10.165,21 pontos no índice Nikkei 225; a Bolsa de Xangai fechou em alta de 1,69%, com 3.321,56 pontos no índice Shanghai Composite; a Bolsa de Hong Kong teve alta de 0,49% no índice Hang Seng, que ficou com 20.234,08 pontos; e a Bolsa de Seul subiu 0,68%, para 1.534,74 pontos no índice Seoul Composite.
Temores de que a China possa estar pronta para conter os financiamentos, medida que pode reduzir a demanda e retardar uma recuperação econômica global, assombraram a bolsa de Xangai e puxaram os preços das commodities e das ações dos setores de energia e matéria-prima para baixo.
Contudo, o Banco do Povo da China (banco central do país) prometeu manter a política monetária branda, além de utilizar ferramentas de mercado para garantir um crescimento de crédito sustentável, em um comunicado que analistas afirmaram que teve por objetivo acalmar a volatilidade dos mercados.
"Há uma necessidade de uma correção no curto prazo, mas é difícil dizer se a tendência de alta do mercado no longo prazo foi revertida", disse Huang Yan, gerente de fundos da Guotai Fund Management. "As apreciações já estão caras, mas a liquidez continua excessiva, então é um jogo arriscado." As ações da Sony subiram 6,8% antes de anunciar um prejuízo operacional menor que o esperado no segundo trimestre após o fechamento do mercado.
A Sumitomo Metal Mining e ações de outras companhias ligadas a matérias-primas e energia recuaram diante da fraqueza dos preços das commodities.
"O Nikkei já está acima de 10 mil pontos, e embora nós tenhamos alguns resultados bons, não é como se estivesse havendo uma onda completa de surpresas positivas, e isso está limitando os ganhos", disse Junichi Misawa, gerente sênior de fundos da STB Asset Management.