O indicador de qualidade de crédito das empresas, apurado pela empresa de verificação de crédito Serasa Experian, atingiu no terceiro trimestre o patamar mais baixo desde o terceiro trimestre de 2007. O indicador do período de abril a junho deste ano ficou em 95,70, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (27/07).
[SAIBAMAIS]No terceiro trimestre de 2007 o índice ficou em 95,62 pontos. "A crise financeira internacional, num contexto de crescimento acelerado do endividamento corporativo ao longo dos últimos trimestres, fez com que houvesse um recuo de quase dois anos na qualidade de crédito das empresas no Brasil", informou a Serasa Experian.
No primeiro trimestre deste ano, o índice ficou em 95,74 pontos. A Serasa avalia em uma escala de 0 a 100 a qualidade de crédito do setor produtivo - quanto maior a pontuação, melhor a qualidade de crédito e, portanto, menor o risco de inadimplência.
A queda no trimestre passado também foi a segunda queda consecutiva - o resultado de janeiro a março deste ano já representava uma queda em relação ao quarto trimestre do ano passado, quando o índice foi de 95,78.