As retomadas do crédito ao consumidor e do emprego formal no segundo trimestre do ano já produziram frutos no comércio. Em junho, a inadimplência com cheques sem fundos atingiu o
menor patamar do ano, segundo dados divulgados nesta semana pela Serasa Experian.
[SAIBAMAIS]No mês passado, de cada 1 mil cheques compensados, 20,2 foram devolvidos por não conterem fundos. Quando comparado com maio, o volume de devoluções registrou queda de 19,8%, mês em que a inadimplência com cheques é fortemente influenciada pelas festividades de Dia das Mães.
A comparação livre de efeitos sazonais com junho de 2008 mostra, porém, um aumento de 0,17 ponto percentual da inadimplência com cheques. No sexto mês do ano passado, de cada 1 mil cheques dados na praça, 18,5 não continham fundos.
Semestre
No semestre, a devolução de cheques foi de 23,1 para cada 1 mil compensados, contra 20,0 durante igual período de 2008.
Confiança
O gerente de indicadores de mercados da Serasa Experian, Luis Rabi, acredita que os dados de junho, apesar de maiores do que os do ano passado, indicam uma retomada da confiança do
consumidor.
"E que vai refletir numa queda da inadimplência, ou, na pior das hipóteses, na manutenção dos resultados obtidos em 2008", disse.