Jornal Correio Braziliense

Economia

Vendas em redes de lojas dos EUA têm ligeira alta na semana

As vendas das redes de lojas aumentaram 0,5% na semana encerrada em 18 de julho nos Estados Unidos, indicou nesta terça-feira (21/07) o ICSC (Conselho Internacional de Centros Comerciais, na sigla em inglês). O índice que mede essas vendas subiu 491,7 pontos, contra 489,4 da semana anterior, na qual havia registrado uma queda de 0,9%, destacou o ICSC em um comunicado. No ritmo anual, as vendas semanais caíram 0,3%, após ter diminuído 0,7% uma semana antes. No último dia 14, o Departamento do Comércio informou que as vendas no varejo nos Estados Unidos tiveram um avanço de 0,6% em junho, maior resultados dos últimos cinco meses, influenciadas pela alta nos preços da gasolina e por uma ligeira melhora nas vendas do setor automobilístico. O resultado superou as expectativas dos analistas, que previam um aumento menor, de 0,4%. As vendas em lojas de móveis tiveram queda de 0,2% e as de material de construção e de artigos de jardinagem caíram 0,9%. As lojas de artigos de saúde e cuidados pessoais caíram 0,3%. Em restaurantes e bares, as vendas caíram 0,9% e nas lojas de roupas houve estabilidade. Na lojas de alimentos e bebidas, por sua vez, houve alta de 0,2%; nas de aparelhos eletrônicos, o avanço foi de 0,9%; e as vendas por correio o internet tiveram um ganho de 0,6%. Em junho, a confiança do consumidor americano na economia registrou uma queda inesperada: segundo o instituto privado de pesquisa Conference Board, o índice de confiança ficou em 49,3 pontos, depois dos 54,8 pontos (dado revisado) vistos em maio. A expectativa dos analistas era de um aumento para 55 pontos.