Os mercados asiáticos fecharam com expressiva elevação. A alta das commodities e o otimismo com as vendas do terceiro trimestre foram alguns dos fatores que alavancaram as bolsas da região. Não houve negociações no Japão e na Indonésia por ser feriado.
[SAIBAMAIS]As fortes vendas no fim de semana do novo projeto residencial da Cheung Kong levaram as ações da empresa e de outras imobiliárias a apresentar grande alta. Este movimento fez com que a Bolsa de Hong Kong ultrapassasse os 19 mil pontos pela primeira vez em dez meses. O índice Hang Seng avançou 696,71 pontos, ou 3,7%, e encerrou aos 19.502,37 pontos, o maior fechamento desde 22 de setembro.
A grande elevação dos preços dos metais e do carvão nos mercados internacionais atraiu compras em ações de empresas do setor. Isso ajudou as Bolsas da China a apresentar a maior alta em mais de 13 meses. Com pesado volume de negociações, o índice Xangai Composto subiu 2,4% e encerrou aos 3.266,92 pontos, o maior fechamento desde 6 de junho de 2008. Já o Shenzhen Composto subiu 1,8% e terminou aos 1.104,19 pontos.
As expectativas de declínio do dólar nos mercados internacionais, com a volta do apetite de risco por parte dos investidores, fez o yuan fechar em ligeira valorização sobre a moeda dos EUA. No mercado de balcão, o dólar fechou em 6,8311 yuans, de 6,8317 yuans do fechamento de sexta-feira.
Os ganhos nos demais mercados regionais e as esperanças de bons rendimentos das empresas no terceiro trimestre fizeram a Bolsa de Taipé, em Taiwan, apresentar o quinto pregão consecutivo de alta. O índice Taiwan Weighted subiu 1,3% e terminou aos 6.938,86 pontos.
Na Coreia do Sul, o crescente otimismo em relação aos balanços das empresas levou o índice Kospi da Bolsa de Seul a uma alta de 2,7%, em um total de 1.478,51 pontos.
A Bolsa de Sydney, na Austrália, iniciou a semana em ritmo forte, puxada pelos pesos pesados do setor de matérias-primas, que ganharam impulso com o aumento da demanda por minério de ferro no mercado à vista. O índice S/ASX 200 registrou alta de 1,2% e fechou aos 4.050,3 pontos.
Na Bolsa de Manila, nas Filipinas, o índice PSE teve alta de 1,3% e fechou aos 2.587,0 pontos.
A Bolsa de Cingapura encerrou em alta por conta de fortes lucros de companhias americanas que ajudaram a esperar performances similares de empresas locais. O índice Straits Times avançou 1% e fechou aos 2.456,15 pontos.
Às 7h35 (de Brasília), o índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, subia 2,95% e estava aos 613,67 ponto, com ganhos em papéis de energia e bancos.
O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, subiu 1,6% e fechou aos 1.139,25 pontos, com compras tanto de fundos estrangeiros quanto locais seguindo as recente forte performance da Média Industrial Dow Jones.