O número de famílias americanas que receberam ao menos uma notificação de despejo cresceu 15% no primeiro semestre deste ano, ultrapassando a marca de 1,5 milhão de casas, informou nesta quinta-feira (16/07) a empresa de pesquisas sobre o setor imobiliário RealtyTrac.
[SAIBAMAIS]O dado mostra que, apesar do governo americano ter lançado um plano de gastar cerca de US$ 50 bilhões em subsídios para evitar despejos, as famílias seguem com dificuldades em honrar suas hipotecas. E especialistas do setor não esperam que os números diminuam antes de meados de 2010.
O maior temor é sobre o nível de desemprego, que segue em alta - com mais pessoas perdendo seus empregos, também tende a crescer a inadimplência.
No mês de junho, as notificações de despejo cresceram 33% em relação ao mesmo mês do ano passado e 5% na comparação com maio, chegando a 336 mil, segundo os dados da RealtyTrac. Trata-se do quarto mês seguido que mais de 300 mil lares receberam a notificação. Com isso, o documento chegou a uma em cada 380 casas americanas.
Já o número de despejos concretizados -com a retomada da posse da casa pelos bancos - foi de 79 mil em junho, bem superior aos 65 mil de maio.
Na divisão por Estados, Nevada é o que apresenta o maior índice de notificações de despejo, que já chegou a 6% das residências. Em seguida aparecem Arizona, Flórida, Califórnia, Utah, Georgia, Michigan, Illinois, Idaho e Colorado.