A empresa de telefonia sueco-japonesa Sony Ericsson apresentou nesta quinta-feira (16/07) uma perda líquida de 505 milhões de euros (US$ 712 milhões) nos seis primeiros meses do ano, frente ao lucro de 139 milhões de euros (US$ 196 milhões) registrado no mesmo período do ano anterior.
[SAIBAMAIS]A queda nas vendas provocada pela crise financeira contribuiu para o resultado da companhia. O Ebit (lucro antes de juros e impostos) teve queda de 644 milhões de euros (US$ 908 milhões), contra 182 milhões de euros (US$ 256,6 milhões) de lucro no primeiro semestre de 2008.
O faturamento caiu 38%, para 3,419 bilhões de euros (US$ 4,821 bilhões), com baixas em todos os mercados, em particular o latino-americano.
A Sony Ericsson vendeu 28,8 milhões de telefones no primeiro semestre, 39% a menos do que em 2008.
A partir da metade de 2008, a companhia implantou um plano de economia da ordem de 880 milhões de euros (US$ 1,241 bilhão) e que começará a dar lucros apenas no segundo semestre de 2010. O custo da iniciativa chegou a 500 milhões de euros (US$ 705 milhões).