A Shell, primeira empresa privada a produzir petróleo no Brasil, iniciou a operação em mais uma área, na parte capixaba da bacia de Campos. A companhia informou nesta segunda-feira que foi retirado o primeiro óleo na região de Parque das Conchas, que anteriormente era denominada BC-10.
O parque das Conchas conta com quatro campos. Na primeira fase, recém-iniciada, a produção será oriunda dos campos Abalone, Ostra e Argonauta B-West. Na segunda parte, entra em operação ainda o campo Argonauta O-North.
[SAIBAMAIS]A plataforma flutuante Espírito Santo será responsável pela produção na região, cujo óleo está situado a cerca de 2.000 metros de profundidade. Com capacidade para produzir até 100 mil barris diários de petróleo e 1,4 milhão metros cúbicos de gás, pode armazenar ainda até 1,5 milhão de barris de óleo.
O parque das Conchas está localizado a 110 quilômetros da costa do Espírito Santo. O petróleo ali contido é denominado como pesado, de qualidade inferior para ser aproveitado na cadeia, para a produção de combustíveis e outros derivados. O chamado grau API do óleo de Parque das Conchas varia entre 16 e 24 graus. Quanto mais alto o grau, mais leve e de melhor qualidade é o petróleo.
A Shell iniciou produção no Brasil em 2003, no campo de Bijupirá-Salema, na bacia de Campos, com até 40 mil barris/dia. Foi a primeira empresa privada a produzir como operadora no país, depois do fim do monopólio da Petrobras em 1997. A estatal brasileira é sócia minoritária da Shell nos dois projetos.