O Brasil deve crescer neste ano mais que a média internacional, segundo informou há pouco o ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, após a conclusão da primeira etapa de reunião ministerial, na Granja do Torto. José Múcio disse que em 2010, segundo dados do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, a economia brasileira deve crescer entre 2,5% e 3%. "Isso na avaliação de escritórios mais pessimistas. Porque, na dos otimistas, prevê-se crescimento na ordem de 5%" (em 2010).
[SAIBAMAIS]Economia
O ministro afirmou também que a atual crise pela qual passa a secretária da Receita Federal, Lina Maria Vieira, não foi debatida na segunda reunião política entre os ministros do governo federal e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva neste ano. José Múcio revelou ainda que a maior parte da exposição feita pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, se concentrou na análise das medidas anticíclicas (como desoneração e renúncia fiscal) feitas pelo governo até agora. E que ainda não há horizonte para novas políticas nesse sentido.
Agricultura
O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, fez um panorama positivo sobre as exportações de produtos agrícolas brasileiros e citou a expansão das relações comerciais com países asiáticos como exemplo. "Eles passaram a ser grandes compradores nossos", disse Múcio. O panorama apresentado pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, também foi positivo. Múcio relatou que Temporão ressaltou os postos avançados instalados pelo ministério e pela Polícia Rodoviária Federal no controle da entrada de turistas vindo de países com maior número de casos de gripe suína - como a Argentina.