O Brasil iniciou em abril a retomada do crescimento sustentável, segundo mostrou estudo do Instituto Brasileiro de Economia Aplicada (Ipea) divulgado nesta quinta-feira (9/7). Naquele mês, o Ãndice de Qualidade do Desenvolvimento (IQD) registrou 226,89 pontos, de um total de 500 possÃveis. Havia 16 meses que o indicador estava em queda, sinalizando uma menor atividade econômica combinada com má distribuição de renda e baixa inserção externa.
[SAIBAMAIS]O crescimento do IQD no quarto mês do ano reflete a recuperação parcial da indústria, que até os primeiros meses de 2009 encerrava um processo de ajuste no estoque. "O que indústrias fizeram foi corrigir a margem, que era bastante alta por causa de um expectativa de um Natal maravilhoso que não se concretizo", avaliou o pesquisador do Ipea Ricardo Amorim.
Outro dado positivo mostrou que, em abril, os empresários brasileiros tinham melhores expectativas quanto à melhora da economia do que nos meses anteriores, o que contribuiu para uma alta no indicador de 8,4%.
Mantiveram-se em baixa, porém, os indicadores de produção de bens de capital (-5,9%) e de bens de consumo duráveis (-6,3%). A folha de pagamentos também recuou 1%, assim como o indicador que mede a qualidade da Inserção externa, que por 19 meses consecutivos registrou o pior resultado entre os três subÃndices avaliados pelo IPEA, alcançando 189,19 pontos em abril.