A companhia aérea irlandesa de baixo custo Ryanair lançou nesta quinta-feira (9/07) uma enquete on-line na qual pergunta a seus clientes se, para obter uma passagem de graça ou um grande desconto, estariam dispostos a viajar em pé em trajetos curtos.
Segundo a companhia, a pesquisa tenta submeter a exame sua mais recente e polêmica iniciativa, um projeto que modificaria a parte traseira dos aviões para instalar uma série de "assentos verticais", semelhantes aos assentos de um balcão de bar.
O diretor de comunicações da Ryanair, Stephen McNamara, lembrou hoje que os usuários de "trens, ônibus e metrôs permanecem de pé durante horas todos os dias e pagam a mesma tarifa que aqueles que vão sentados".
"Os passageiros da Ryanair que estiverem dispostos a permanecer de pé em voos de uma hora de duração deveriam viajar de graça. Por isso, pedimos que participem da enquete, que medirá a demanda de voos de graça em nossa cabine de ´assentos verticais´", disse o diretor.
A pesquisa, que permanecerá aberta no site da Ryanair até 13 de julho, também pergunta aos usuários se aceitariam essas mesmas condições de viagem inclusive se a tarifa fosse apenas 50% menor.
A companhia aérea irlandesa, líder na Europa do setor de voos econômicos, anunciou esta semana que estuda a possibilidade de vender passagens de avião para quem estiver disposto a viajar em pé em rotas de curto percurso.
Segundo McNamara, a Ryanair já abordou com a empresa Boeing a viabilidade do projeto e buscará agora a aprovação da Autoridade Aérea Irlandesa antes de encomendar ao fabricante os novos aparelhos.