O Ministério da Agricultura divulgou nesta quarta-feira (8/7) o Anuário Estátistico da Agroenergia, que mostra que o crescimento de consumo de álcool no Brasil aumentou 18% entre 2007 e 2008, um total de 19,5 milhões de litros do combustível consumidos no ano passado. A produção da matéria prima também acompanhou a trajetória de alta do consumo e registrou incremento de 22,8% no mesmo período
[SAIBAMAIS]A divulgação ocorreu na Câmara Setorial de Açúcar e Álcool, mas o principal tema debatido foi a legislação ambiental. O ministro Reinhold Stephanes afirmou que irá se posicionar de maneira mais dura no debate e pediu a participação do setor para que a lei possa ser mudada. Outra reclamação do ministro foi em relação ao diálogo com o Ministério do Meio Ambiente. "Sempre tenho colocado que eu gostaria de um debate racional, que fosse equilibrado e que tivesse toda fundamentação técnica e científica, mas infelizmetne não encontro correspondência para essa minha posição", disse Stephanes.
Durante o evento, o ministro evitou falar sobre as dificuldades de preço e crédito que afetam a Agroindústra Canavieira. Questões que foram levantadas principalmente pela Organização de Plantadores de Cana de Região Centro-sul do Brasil. "Usinas que fabricam açúcar e álcool estão um pouco melhor porque o álcool tem condição de expansão, mas o preço dele está uma lástima", afirmou o presidente da organização de plantadores, Ismael Perina Júnior.