O comércio mundial deve fazer parte da recuperação econômica, para enfrentar a crise financeira global em curso, disse nesta segunda-feira (6/07) o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon.
[SAIBAMAIS]"O comércio pode e deve fazer parte de nossos esforços para estimular uma recuperação econômica", afirmou o secretário no início de uma conferência de dois dias em Genebra convocada pela Organização Mundial do Comércio (OMC).
"A ajuda para o comércio é um componente crucial para melhorar a competitividade dos exportadores e os produtores nos países em desenvolvimento", afirmou.
Ele advertiu, no entanto, que a ausência de barreiras ao comércio não é suficiente e destacou ainda a importância da concorrência, da formação e das infraestruturas nas negociações comerciais.
No mês passado, o economista-chefe do Banco Mundial, Justin Lin, disse que o comércio mundial pode sofrer uma contração de mais de 6% neste ano, mas pode voltar a apresentar desempenho positivo em 2010. "A contração do comércio global pode passar dos 6% que havíamos previsto anteriormente", disse.
Em março, o diretor-geral da organização, Pascal Lamy (que foi renomeado para o cargo no último dia 30), estimou que o comércio mundial deverá recuar 9% em 2009 sob o efeito da recessão, a maior queda desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).