Dez meses após ter início a portabilidade numérica no Brasil - possibilidade de trocar de operadora e manter o número -, chegou a 2 milhões o número de pedidos de transferência, segundos a Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom), administradora da base de dados.
De acordo com o balanço, 65,7% dos pedidos já foram efetivados. A medida fi implementada de forma gradual e está valendo em todo o país há quatro meses.
[SAIBAMAIS]Segundo a ABR, os pedidos ainda não atendidos podem ter apresentado imprecisão em relação aos dados do usuário, ainda está no período de cinco dias úteis para a transferência, está agendado pelo usuário por qualquer motivo ou houve desistência.
Dos 2 milhões de pedidos de portabilidade numérica, os usuários de telefonia fixa respondem por 686.724 encaminhamentos de troca, isto é, 34% do total. Os usuários de telefones móveis realizaram, no período, 1.314.141 solicitações, o que representa 66% do montante. Entre os pedidos já concluídos, a participação é semelhante 67% de telefones móveis e 33% de fixos.
"O movimento de migrações registradas diariamente na BDR da ABR Telecom comprova o êxito do processo de portabilidade numérica no Brasil e reafirma o direito do usuário na escolha da operadora com a manutenção de seu número", afirmou o presidente executivo da ABR Telecom, José Moreira.
A implantação da portabilidade numérica foi disponibilizada gradativamente para os 67 DDDs existentes no Brasil, entre 1° de setembro de 2008 e 2 de março de 2009.