As Bolsas americanas iniciaram a semana em alta moderada, impulsionadas pela alta do petróleo, com investidores à espera de dados macroeconômicos importantes que saem nos próximos dias, em uma semana encurtada pelo feriado de 4 de julho.
O Dow Jones Industrial Average, principal indicador da Bolsa de Valores de Nova York (Nyse, na sigla em inglês), fechou hoje em alta de 1,08% e superou o patamar dos 8.500 pontos perdido há uma semana, encerrando a 8.529,38.
[SAIBAMAIS]O ampliado S 500 subiu 0,91%, a 927,23 unidades. Na Bolsa tecnológica Nasdaq, o indicador Nasdaq Composite teve alta de 0,32%, para 1.844,06 pontos.
As ações foram impulsionadas pelos "fortes ganhos em papéis do setor de energia, ao mesmo tempo em que os preços do petróleo aumentaram devido a preocupações geopolíticas, e ajudadas pelo otimismo econômico na Europa", disseram em relatório analistas da Charles Schwab & Co.
O barril do petróleo cru para entrega em agosto, negociado na Bolsa Mercantil de Nova York (Nymex, na sigla em inglês), fechou cotado a US$ 71,49, em alta de 3,36%, preço a que não chegava há mais de duas semanas.
Isso depois dos ataques de grupos armados na Nigéria contra uma plataforma marítima da Royal Dutch Shell. As instalações da plataforma foram danificadas e parte da produção foi suspensa.
A semana terá apenas quatro dias úteis, já que na sexta-feira os americanos comemoram o Dia da Independência. Quando isso ocorre, a movimentação na semana costuma ser menor, o que já ocorre hoje.
Na falta de indicadores macroeconômicos que ajudem a direcionar os negócios hoje, os investidores ficam à espera da quinta-feira, quando o Departamento de Trabalho divulga o relatório mensal de desemprego.
Os dados do desemprego são fundamentais para a análise da economia americana. Ela determina a massa salarial do americano e, consequentemente, os seus gastos com consumo, que é o principal motor da economia local.
Ainda nesta semana, serão divulgados outros dados importantes, como a confiança do consumidor amanhã e de atividade industrial na quarta-feira.