O financista americano Bernard Madoff foi condenado nesta segunda-feira (29/06) a 150 anos de prisão pela fraude de US$ 65 bilhões através de uma pirâmide financeira, a maior fraude financeira da história.
[SAIBAMAIS]A punição era a maior possível para esse tipo de crime e foi determinada pelo juiz federal Denny Chin, da Corte Federal de Manhattan, em Nova York.
Os advogados de defesa de Madoff, 71, tinham pedido uma condenação por 12 anos - ele não poderia ser absolvido porque era réu confesso. Já os promotores foram atendidos no pedido de pena máxima.
Preso em dezembro do ano passado após a descoberta do esquema fraudulento de US$ 65 bilhões, Madoff, ex-diretor da Bolsa Nasdaq, assumiu sua culpa. Sobre ele pesam 11 acusações, entre elas lavagem de dinheiro, perjúrio e fraude, cujas penas somadas davam os 150 anos a que foi condenado.
Por esse esquema - conhecido como pirâmide financeira ou Ponzi -, Madoff prometia retornos altos e fixos aos investidores, porém esse dinheiro não vinha do rendimento das aplicações, mas da entrada de novos clientes.