Os trabalhadores da Bosch, fábrica da Cidade Industrial de Curitiba, decidiram em assembleia na manhã desta segunda-feira (29/06) paralisar as atividades por 48 horas, em protesto contra a instabilidade dos empregos e as demissões de 900 funcionários, anunciada no último dia 18. Os empregados estavam em licença remunerada.
[SAIBAMAIS]Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC), a categoria reprovou por unanimidade a proposta de indenização apresentada pela empresa na última sexta-feira (26), no Ministério Público do Trabalho.
A Bosch informou que adotará os procedimentos legais para garantir, o mais breve possível, o acesso dos colaboradores que desejarem retornar ao trabalho. A empresa está avaliando as próximas ações e aguarda a posição dos trabalhadores do segundo turno, que deverão voltar ao trabalho às 14 horas.
A última proposta da Bosch, conforme o sindicato, é de que os demitidos que tenham até 15 anos de empresa recebam um salário-base e meio. Entre 15 e 20 anos, a indenização seria de dois salários-base. Quem tem mais de 20 anos de Bosch, o valor da indenização seria de dois salários-base e meio.
Na assembleia, que o sindicato avalia a presença de 2 mil pessoas, entre elas a de funcionários demitidos, foi aprovada uma contraproposta, de que as dispensas sejam canceladas e que seja dada uma estabilidade de um ano para todos os funcionários.