Uma filial da brasileira FBS-Friboi nos Estados Unidos iniciou nesta segunda-feira (29/06) o recall de mais de 191 toneladas de carne devido a uma possível contaminação pela bactéria E.coli O157:H7.
A JBS-Swift Beef já havia anunciado no meio da semana que faria o recall de 18,6 toneladas de carne devido ao problema, mas ampliou voluntariamente para 191,1 toneladas depois que uma investigação mostrou que 18 pessoas ficaram doentes possivelmente após terem ingerido o produto, informou a companhia e a USAD (Departamento de Agricultura americano) ontem.
O produto afetado foi produzido em 21 de abril na fábrica da JBS-Swift em Greeley (Colorado) e foi distribuído tanto no mercado interno como no externo.
Segundo o porta-voz da JBS-Swift, Chandler Keys, a contaminação pode ter ocorrido quando a carne foi processada por outras companhias.
A USDA informou que os produtos que sofreram o recall são tipicamente usadas para bifes grelhados. Porém, ela pode ter sido usada por outras companhias para a fabricação de alimentos processados.
A bactéria E.coli O157:H7 é potenciamente fatal por causar diarreia, desidratação e, em casos mais graves, insuficiência real. Seus efeitos são mais fortes em crianças, idosos e pessoas com problemas em seus sistemas imunológicos.