O Banco Central do Brasil e o Federal Reserve (FED, o Banco Central dos Estados Unidos) anunciaram nesta quinta-feira (25/06) que a linha de swap (troca, em inglês) de dólares americanos por reais foi estendida até 1º de fevereiro de 2010.
O acordo de troca de moedas com o FED é parte da estratégia de atuação do Banco Central para combater os efeitos da crise financeira internacional na economia brasileira. O prazo de validade da linha havia sido prorrogada de 30 de abril deste ano para 30 de outubro de 2009. O montante total de linha é de US$ 30 bilhões. Essa linha de troca de moedas ainda não foi utilizada.
Segundo o BC, o anúncio de hoje inclui também os acordos de swaps recíprocos de moedas entre o Federal Reserve e o Banco da Reserva da Austrália, o Banco do Canadá, a Autoridade Monetária de Cingapura, o Banco da Coreia, o Banco Nacional da Dinamarca, o Banco Central Europeu, o Banco da Inglaterra, o Banco do México, o Banco da Noruega, o Banco da Reserva da Nova Zelândia, o Banco Real da Suécia e o Banco Nacional Suíço.