Os diretores do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) abriram nesta terça-feira (23/6) um encontro de dois dias, que será acompanhado de perto pelo mercado, sedento em busca de sinais sobre a recuperação da economia em crise.
A reunião, dirigida pelo presidente Ben Bernanke, divulgará uma declaração final na quarta-feira às 18h15 GMT.
[SAIBAMAIS]Segundo analistas, embora não sejam esperadas grandes mudanças na política econômica, a declaração do Fed deve dar pistas sobre a visão do banco central americano sobre as perspectivas de recuperação da economia e sobre o fim do pacote de estímulo aos mercados.
"Queremos ter uma ideia mais precisa do pensamento do Fed ao término da reunião desta semana do Comitê de Política Monetária (FOMC)", disse Mike Schwager, estrategista de mercado da Claymore Securities.
"Num momento em que é pouco provável que haja alguma mudança nas taxas dos fundos federais, os investidores vão prestar especial atenção ao comunicado que será publicado no fim da reunião, em busca de pistas sobre o que pensa o Fed sobre seu programa de estímulo econômico e a inflação", acrescentou.
"O Fed sabe que deve implementar uma política monetária correta e, sobretudo, que terá que tomar algumas medidas para acalmar o mercado de bônus", estimou por sua vez Robert Brusca, da FAO Economics.