A fabricante francesa de automóveis PSA Peugeot Citroën informou nesta terça-feira (23/06) que prevê uma perda operacional de 1 bilhão de euros a 2 bilhões de euros (de US$ 1,39 bilhão a US$ 2,79 bilhões) neste ano, em meio aos efeitos da crise global sobre o setor automobilístico.
[SAIBAMAIS] A empresa avalia que a demanda por carros diminuiu e a preferência dos consumidores se voltou para modelos mais baratos. Além disso, a companhia informou que vem realizando muitas despesas com promoções, a fim de manter as parcelas atuais de participação de mercado das marcas Peugeot e Citroën.
No início deste ano, a empresa apresentou um prejuízo líquido de cerca de US$ 433 milhões em 2008, contra um lucro de 885 milhões de euros (US$ 1,238 bilhão, no câmbio de hoje) um ano antes.
A companhia ainda planeja cortar 11 mil empregos neste ano, além da perda de 18 mil empregos - cerca de 10% da força de trabalho - desde o início de seu plano de reestruturação, há dois anos.
No comunicado de hoje, a Peugeot Citroën informou que prevê uma queda de cerca de 12% no mercado automobilístico europeu - um recuo menor que o previsto anteriormente, de 20%.
"A preferência do mercado vem mudando acentuadamente para o segmento de modelos menores, que geralmente têm margens menores [de lucro], e no qual a atividade promocional se tornou mais agressiva", diz o comunicado.