A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) inicia os negócios desta segunda-feira (22/06) em terreno negativo. Para analistas, o movimento de correção dos preços das ações deve continuar ao longo de todo o mês de junho. As Bolsas europeias operam em queda, enquanto o mercado de câmbio doméstico negocia o dólar por R$ 2.
O Ibovespa, principal índice de ações da Bolsa paulista, sofre perdas de 1,47%, aos 50.617 pontos. Na sexta-feira, a Bolsa fechou em alta de 0,92%.
[SAIBAMAIS] O dólar comercial é vendido por R$ 2, em um avanço de 1,36% sobre a cotação de ontem. A taxa de risco-país marca 307 pontos, número 4,46% acima da pontuação anterior.
Entre as primeiras notícias do dia, o boletim Focus, do Banco Central, revelou que boa parte dos economistas do setor financeiro espera somente mais um corte de 0,50 ponto percentual na taxa básica de juros (9,25%) ainda neste ano. Também pioraram as projeções para a queda do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro: a contração esperada passou de 0,55% para 0,57%.
No Japão, o banco central local mostrou que houve uma melhora no nível de confiança dos empresários do setor manufatureiro na economia nacional. Segundo a pesquisa, o índice de confiança das empresas do setor ficou em -13,2 pontos, contra -66 no trimestre anterior.