As grandes companhias japonesas ficaram menos pessimistas acerca da economia no segundo trimestre, quando um ligeiro aumento da demanda global melhorou o sentimento entre as empresas de manufatura. De acordo com a pesquisa trimestral sobre o sentimento corporativo, realizada conjuntamente pelo Ministério das Finanças e pelo Escritório do Gabinete do Governo, o índice do sentimento de negócios das grandes companhias ficou em 22,4 negativos no período abril-junho.
Apesar de negativa, a leitura é uma clara melhora em relação ao recorde de baixa registrado no trimestre anterior, de -51,3, e sugere que a maioria das empresas se tornou menos pessimista sobre o ambiente de negócios. O dado também reforça a visão entre analistas e autoridades do governo de que a economia provavelmente tocou o piso no primeiro trimestre.
"Os dados negativos para o índice em quase todos os setores ficaram menores, na medida em que sinais de melhora surgiram em algumas áreas da economia", disse um funcionário do Ministério das Finanças.