Atingido pela forte oscilação na cotação do dólar e pelo mau humor dos investidores nos mercados acionários, o preço do petróleo no mercado americano teve nesta terça-feira o terceiro pregão seguido com perdas.
Na Nymex (Bolsa Mercantil de Nova York, na sigla em inglês), o barril de petróleo bruto tipo WTI para entrega em julho fechou a US$ 70,47, com queda de 0,21% em relação ao preço de ontem.
Ao contrário dos dois dias anteriores, o dólar fechou hoje em queda ante outras moedas fortes, o que em teoria ajuda a elevar o preço da commodity. Porém, como a moeda americana oscilou ao longo do dia, acabou não trazendo grande influência ao preço da commodity hoje.
Os investidores seguem preocupados com a demanda de petróleo. Sinais de recuperação da economia global fizeram com que o preço da commodity subisse nos últimos meses, mas agora acredita-se que essa alta foi superestimada, levando agora a uma correção.
Ainda é cedo para saber se essa correção continuará, mas os preços da gasolina nos Estados Unidos indicam que o preço do petróleo deve voltar a subir logo: segundo diversos órgãos que monitoram esses preços, hoje foi completada a 49¦ semana seguida de altas no combustível.