São Paulo - As ações brasileiras ganham preço desde os primeiros negócios desta sexta-feira (12/6). O Ibovespa, principal índice de ações da Bolsa paulista, sobe 0,41% e atinge os 53.629 pontos. Ontem não houve pregão, devido ao feriado de Corpus Christi. Na quarta-feira (10/6), a Bolsa fechou em alta de 0,48%.
O dólar comercial é vendido por R$ 1,942, em um declínio de 0,46% sobre a cotação de ontem. A taxa de risco-país marca 264 pontos, número 0,76% acima da pontuação anterior.
Sem divulgações de indicadores econômicos no Brasil, os investidores acompanham o movimento dos mercados internacionais. As Bolsas da Ásia encerraram a semana com leves altas, puxadas pelo otimismo dos investidores após a divulgação de dados sobre as vendas no varejo em maio e os pedidos iniciais de auxílio-desemprego nos Estados Unidos.
O índice Nikkei, da Bolsa do Japão, subiu 1,55%, e o Seoul Composite, da Bolsa de Seul (Coreia do Sul), teve ganho de 0,65%. A exceção foi a Bolsa de Xangai (China), que fechou em queda de 1,91%.
Na Europa, as Bolsas de Londres e Paris têm quedas próximas a 0,5% e 0,7% respectivamente.
Nos Estados Unidos, deve ser divulgado hoje o indicador preliminar de confiança do consumidor referente a junho. Ontem, o Fed (Federal Reserve, o BC americano) informou que o patrimônio das famílias americanas encolheu em US$ 1,33 trilhão no primeiro trimestre deste ano.