O frigorífico Independência - uma das maiores empresas exportadores de carne bovina do Brasil, atualmente em recuperação judicial - anunciou nesta quarta-feira (10/6) o fechamento de mais quatro unidades, três em Mato Grosso e uma em Mato Grosso do Sul. Com isso, pelo menos 1.100 pessoas serão demitidas, elevando para mais de 7 mil o número de vagas fechadas nos últimos meses.
Segundo comunicado, o fechamento faz parte do programa de ajustes das operações por conta da crise financeira global. Foram fechadas as unidades de Colíder (MT), Pontes e Lacerda (MT) e Juína (MT), além de suspensas as atividades de abate, desossa e logística da unidade de Nova Andradina (MS).
"Estas medidas irão resultar em demissão de aproximadamente 1.100 colaboradores e na realocação de alguns funcionários em outras unidades", afirmou a empresa na nota.
No dia 7 de abril, o Independência chegou a retomar as atividades de abate e desossa na unidade de Janaúba (MG), que emprega cerca de 300 funcionários. No balanço geral, porém, sete unidades estavam fechadas até a data - a empresa operava em 23 unidades antes da crise Ainda segundo o comunicado, o cronograma de reabertura de unidades constará do Plano de Recuperação, "a ser apresentado ao processo de recuperação judicial da empresa nas próximas semanas".
A empresa disse no mesmo documento que "se mantém fortemente compromissado em continuar suas atividades e manter suas relações comerciais com seus clientes e fornecedores, à medida que procura adequar suas operações ao ambiente econômico atual".